Pontes e Lacerda tem 69 casos de pacientes com síndrome gripal que estão sob quarentena, conforme a determinação da Portaria N° 454, de março de 2020 do Ministério da Saúde.
No artigo da portaria prevê que para a contenção da transmissibilidade do Covid-19, deverá ser adotada como, medida não-farmacológica, o isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios e das pessoas que residem no mesmo endereço, ainda que estejam assintomáticas, devendo permanecer em isolamento pelo período máximo de 14 dias.
Síndrome gripal é o quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada por tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.
Segundo informações da secretária Luana Aparecida, os diagnósticos foram feitos pelos médicos que atendem as unidades de saúde.
No entanto, em nenhum dos casos foram feitos coletas para análises de Covid-19. A secretária Justificou que o Laboratório do estado (LACEM/MT) só aceita coleta dos pacientes considerados graves.
“Se houver uma evolução do quadro clínico do paciente nesse período de 14 dias, a unidade de saúde vai ter condições de avaliar” disse a secretária.
A secretária comunicou à Tv Centro Oeste que o município deve receber testes rápidos para o Covid-19.
Daiana/ Tv Centro Oeste