Nesta sexta-feira (12/06), a Polícia Federal prendeu mais 03 garimpeiros que estavam realizando a extração ilegal de ouro no Rio Sararé, dentro da Terra Indígena de mesmo nome, em Pontes e Lacerda/MT e Vila Bela de Santíssima Trindade/MT.
As prisões de hoje estão dentro das ações preventivas que a Polícia Federal e a FUNAI estão realizando na região em virtude da desocupação do garimpo ilegal que foi feita em 28/05, durante a deflagração da operação ALFEU, por determinação da 2ª Vara Federal de Cáceres/MT. Naquela operação, houve a participação de cerca de 300 agentes públicos, entre Polícia Federal, Exército Brasileiro, FUNAI e IBAMA.
Ao todo, após a desocupação, já foram presos 08 garimpeiros que insistiram na empreitada criminosa no local. Eles estão sendo investigados pelos crimes de associação criminosa, garimpo ilegal, desmatamento e poluição de rio, cujas penas somadas podem chegar a 20 anos de prisão.
As ações da Polícia Federal continuarão por tempo indeterminado enquanto houver criminosos atuando neste garimpo ilegal.