Em tempos de distanciamento social, toda ajuda é bem-vinda. E com objetivo de promover o “encontro” entre quem quer ajudar e quem precisa ser ajudado, o aplicativo “Kero Kolaborar” foi lançado, resultado de uma parceria entre professores e alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste (IFMT). Trata-se de uma plataforma no formato de rede social, com intuito de criar uma rede de apoio, ajuda e colaborações de âmbitos material, educativo, físico e mental; e assim, conectar quem precisa de um auxílio com quem tem alguma colaboração para oferecer. O “app” está disponível para download (android) no PlayStore.
Professor mestre do IFMT Pontes e Lacerda, João Gabriel Rocha Silva explicou como o aplicativo funciona. “O aplicativo visa proporcionar ajudar de diferentes tipos: educação, física, material e psicológica a partir da junção de quem necessita de uma ajuda e quem pode colaborar. Nele o usuário cria um card chamado de “Kolaboração” (seja uma solicitação ou uma oferta). As outras pessoas cadastradas no aplicativo vão poder ver esse card e se oferecer para ajudar ou ser ajudado. Quando houver uma correspondência, receberá os dados para que possa se comunicar com essa pessoa”.
João ainda destacou como surgiu a ideia do aplicativo. “A ideia surgiu com a aluna de Engenharia de Computação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus Leopoldina, Maria Júlia Marques, a partir do anseio em ajudar pessoas que de alguma forma foram afetadas com o distanciamento social. Ela então procurou os professores da área de Informática do CEFET-MG: Me. Luís Augusto Mattos Mendes e a Dra. Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra que prontamente formaram um grupo colaborativo, por meio do LINCE (Laboratório de Iniciação Científica e Extensão da Computação), para desenvolvimento de uma solução que viria a ser o aplicativo Kero Kolaborar”. Também do CEFET, participaram os alunos Ayres William Monteiro, do curso técnico em Informática e Luiza Cerqueira Trindade, do curso de Engenharia de Controle e Automação
O grupo formado no CEFET-MG, campus Leopoldina, propôs parceria de outras instituições no projeto a partir das pessoas do professor Me. Leonardo Andrade Motta de Lima, do Instituto Federal de São Paulo, campus Principal, o técnico em Informática e estudante de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras Luiz Otávio Andrade Soares e o professor Me. João Gabriel, do IFMT.
O professor do campus Pontes e Lacerda convidou para se juntar ao projeto os alunos: Álvaro Adalberto Maciel Carneiro Júnior, egresso do curso técnico em Informática de 2019 e estudante de Engenharia da Computação no campus Cuiabá - Octayde Jorge Silva, Benjamim Caires Soprani Nogueira; aluno do 3° Ano do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio no turno Matutino e o estudante Pedro Arruda Oliveira Santos, aluno do 1° Ano do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio no turno Vespertino, ambos do IFMT Pontes e Lacerda.
O grupo encaminhou o aplicativo para um registo de software junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Formas de continuação do projeto pós-quarentena para manter a parceira e lapidar e criar outras versões do produto estão estudadas.
IFMT Campus Pontes e Lacerda