Sua localização:
Mudar localização
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Cidade de MT segue orientação do Governo e adota lockdown a partir de 2ª

Publicado em: 20/06/2020
whatsapp

Classificada com risco "muito alto" de contágio do novo coronavírus, Cáceres irá decretar lockdown a partir de segunda-feira. O município é o primeiro dos 13 notificados pelo Governo do Estado a tomar a medida.

Na última semana, o Governo do Estado adotou novo critério de classificação dos municípios em relação a Covid-19. O decreto tem base nos casos ativos e nas vagas de UTI disponíveis.

Com base nisso, 13 cidades foram classificadas com nível muito alto de contaminação do vírus e o Estado orienta a tomada de medidas drásticas para combater a disseminação. Além de Cáceres, receberam essa orientação as cidades de  Cuiabá; Alta Floresta; Nossa Senhora do Livramento; Nova Mutum; Pontes e Lacerda; Porto Espiridão; Primavera do Leste; Rondonópolis; Sinop; Sorriso; Tangará da Serra e Várzea Grande.

Porém, até o momento, apenas Cáceres decidiu seguir a orientação da Secretaria Estadual de Saúde. A partir de segunda-feira, só poderão abrir na cidade supermercados, farmácias, unidades hospitalares e postos de combustíveis, mesmo assim, fechado o setor de conveniência. Todos estes locais devem obedecer as normas de segurança, como uso de máscara e distanciamento social.

Além, disso o decreto estabelece o fechamento dos templos religiosos e da feira livre.

Outras cidades adotaram medidas mais rígidas, mas não decretaram lockdown. Rondonópolis, por exemplo, proibiu a circulação de pessoas aos fins de semana e antecipou o toque de recolher para as 19h00. Além disso, proibiu a venda de bebidas em qualquer tipo de estabelcimento, inclusive, supermercados. O objetivo é evitar aglomerações.

Medida parecida adotou Tangará da Serra. Lá, a Lei Seca também foi instituída.

Os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande, Emanuel Pinheiro (MDB) e Lucimar Campos (DEM), se reuniram nesta sexta-feira com representantes do Ministério Público Estadual e da Justiça para definirem as medidas. O MPE ingressou como ação civil pública pedindo lockdown duas cidades. As prefeituras buscam medidas alternativas, mas, mais rígidas que as que estão sendo adotadas. A definição deve ocorrer na segunda-feira.

Folha Max

Fonte: Folha Max

Últimas Notícias

Ver mais eventos