A Agência Nacional de Mineração (ANM) interditou 3 barragens localizadas em Pontes e Lacerda por “risco iminente de rompimento”. No dia 21 de julho, as barragens, que pertencem à uma mesma cooperativa, entraram em nível 1 emergência e precisaram ser fechadas por risco de rompimento.
A interdição ocorreu no dia 23 de julho, após a fiscalização e constatação de anomalias como erosões, trincas e outros sinais de alerta nas barragens Campos, Berion e Elvo-1, que pertencem à Cooperativa de Garimpeiros de Pontes e Lacerda (Compel).
Entre as medidas emergenciais determinadas pela ANM estão a instalação de bombas de alta performance para reduzir os níveis dos reservatórios de rejeitos, além da realização de obras de reforça na estrutura e adequação técnica na drenagem da estrutura.
Mato Grosso tem 94 barragens de mineração cadastradas na ANM. Elas são monitoradas pelo Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM) que permite agir antes que o rompimento ocorra e aconteçam tragédias como as de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.
Em contato com o Chefe de Segurança de barragens de mineração, da Agência Nacional de Mineração Márcio Amorim a assessoria, eles afirmaram que as barragens do empreendimento foram interditadas e as atividades de lavra nas proximidades das barragens também. Foi lavrado notificação com várias exigências para adequação das condições operacionais e elaboração de projetos.
Michelle Garcia/ Tv Centro Oeste