Os mandados foram cumpridos em seis municípios do estado. Segundo a Polícia, a organização criminosa pode estar envolvida em um esquema de drogas da Bolívia que entram no Brasil.
A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu nesta quinta-feira (17), 30 mandados de prisão da Operação Smurfing, deflagrada pela polícia de Pernambuco contra tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ao todo, a operação possui alvos em 16 estados brasileiros.
A operação é uma das maiores já realizadas em Pernambuco. Em Mato Grosso são cumpridas 30 ordens judiciais nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Campo Verde, Juína, Pontes e Lacerda e Comodoro.
A investigação policial iniciou em 2018 para apurar a prática dos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Os policiais partiram do tráfico de drogas em Ipojuca (PE) e acompanharam o caminho do dinheiro obtido através do tráfico, passando pelos operadores financeiros e empresas utilizadas por uma organização criminosa para lavagem de dinheiro.
A operação possibilitou o bloqueio de aproximadamente R$ 1,8 bilhão.
As investigações revelaram uma relação dos envolvidos com alguns investigados na Bolívia, sobretudo alvos residentes na região de fronteira. As informações indicaram que a região é, provavelmente, uma das rotas pelas quais drogas ilícitas com origem boliviana entram no país.
Outro ponto que chamou atenção nas investigações, foi a quantidade expressiva de mulheres atuando na organização criminosa em comento, totalizando 40 mulheres investigadas.
A operação da Polícia Civil de Pernambuco contou com apoio da Inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso, da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) e da Delegacia Especial de Fronteira (Defron) para cumprimento dos mandados.
Nome da operação
O nome da operação, “Smurfing”, faz referência a uma das técnicas utilizadas pelos criminosos na lavagem de recursos, na qual são realizados diversos depósitos de pequeno valor, em variados dias e horários, para dissimular a origem ilícita do dinheiro, prática muito utilizada por traficantes de drogas.
G1 MT