Já são 13 os casos suspeitos de varíola dos macacos em Mato Grosso. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram notificados até a manhã desta quinta-feira (11) quatro casos suspeitos em Várzea Grande, três em Cuiabá, três em Rondonópolis, um em Sorriso, um em Nossa Senhora do Livramento e um em Barra do Garças.
Na última sexta-feira (5), a SES confirmou os dois primeiros casos da doença no Estado, ambos em Cuiabá. Os dois casos dizem respeito a homens, de 39 e 40 anos, que estiveram recentemente na região Sudeste do país, onde já existem casos de transmissão comunitária da doença.
Uma pessoa já morreu da doença no Brasil, em Minas Gerais. Nenhum óbito foi registrado em Mato Grosso.
A transmissão da doença ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções e lesões de pele de pessoas infectadas ou com objetos contaminados. A erupção cutânea, característica da doença (ver imagem) começa a aparecer no rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.
Os principais sintomas da doença são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. A recomendação das autoridades sanitárias é que diante destes sintomas, deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Reporter MT