Sua localização:
Mudar localização
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Nova variedade de banana é criada em MT

Publicado em: 18/11/2022
whatsapp

A nova variedade possui alta produtividade, maior quantidade de frutos produzidos por cacho e o porte baixo, o que facilita a colheita.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), lançou uma nova variedade, chamada de “B-R-S Terra Anã”, que é característica pela alta produtividade, maior número de frutos por cacho e o porte baixo, o que facilita a colheita e não tomba com o vento.

A nova variedade lançada faz parte do programa de melhoramento genético da Embrapa, que trabalha em parceria com a Empaer, em busca de novas variedades que atendam a demanda dos produtores rurais do estado.

Segundo o pesquisador da Empaer, Humberto Carvalho, em 2016 a Embrapa encaminhou 13 genótipos de banana tipo terra para avaliação em campo.

De acordo com a Embrapa, esses 13 genótipos foram encaminhados para o campo de pesquisa em Cáceres, a 220 km de Cuiabá e em 2016 começaram as primeiras avaliações. Na seleção, plantas destaques foram identificadas, multiplicadas e distribuídas para diferentes produtores no Brasil.

Ainda segundo Humberto, "cada cacho do bananal da nova variedade pode produzir quase o dobro de frutas que a Farta Velhaco produz".

A pesquisa
O objetivo da pesquisa é atender os produtores rurais, como o Eduardo Teixeira, de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Ele tem uma propriedade de 17 hectares e cultiva pelo menos oito hectares de banana.


Segundo o produtot, atualmente, é cultivado a banana Farta Velhaco (banana da terra convencional), e a B-R-S Terra Anã.

“A maior parte da minha propriedade, hoje, é plantada para cultivar Farta Velhaco, porém, eu tenho cerca de dois hectares e meio da B-R-S Terra Anã”, explicou.

Ainda segundo ele, a variedade da B-R-S Terra Anã é muito mais promissora e a produção chega até 200% mais produtiva, quando comparada com a cultivare Farta Velhaco.

g1 mt

Fonte: G1 MT

Últimas Notícias

Ver mais eventos