O uso de plantas medicinais através de chás, xaropes, pomadas e até na alimentação está cada dia mais presente no dia a dia dos brasileiros. Visando o uso correto, segurança e identificação destes meios naturais, o Sindicato Rural de Vila Bela da Santíssima Trindade ofereceu por intermédio do Senar-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso), o curso gratuito de Identificação e Uso de Plantas Medicinais para moradoras da gleba Seringal.
O treinamento ministrado pela instrutora Cleonice Vieira ocorreu entre os dias 06 a 10 de fevereiro, com 40 horas de duração e capacitou 9 mulheres da comunidade.
As participantes aprenderam sobre o uso de diferentes espécies, a correta identificação, as formas de uso, questões de legislação e a produção de fitoterápicos.
Garrafadas, chás, pomadas, xaropes, comprimidos, chás e sabonetes íntimos foram produzidos no treinamento.
A intenção do treinamento é levar conhecimento e capacitação para as famílias que vivem longe da cidade, sem condições comprar remédio de farmácia, utilizando ervas e plantas de fácil cultivo como boldo, alfavaca, alecrim, a terramicina e muitos outros.
FOLHA REGIONAL ONLINE - PONTES E LACERDA