Após uma longa reunião de trabalho na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Guaporé (Cisvag), que fica em Pontes e Lacerda, nesta sexta-feira (17), o deputado estadual Valmir Moretto, juntamente com seis prefeitos da região oeste, chegaram a um consenso sobre o dilema financeiro que vive o Hospital Vale do Guaporé, mais conhecido como Santa Casa de Pontes e Lacerda.
Agora as prefeituras que são beneficiadas com o atendimento médico da unidade de saúde irão fazer aportes financeiros, em conjunto com a prefeitura de Pontes e Lacerda, para sanar de vez a questão do déficit financeiro que ameaçou os trabalhos médicos e ambulatoriais, levando a Sociedade Lacerdense de Beneficência (Solben), instituição sem fins lucrativos que administra o hospital, alertar em janeiro que a unidade poderia fechar as portas no dia 10 de março caso os valores dos repasses financeiros do Governo do Estado e das prefeituras não fossem corrigidos.
Hoje, após a conclusão da reunião, Moretto comemorou o acordo, e disse estar satisfeito nesse primeiro momento com a conquista liderada por ele que manteve o hospital de portas abertas para a população, mas que ainda aguarda os futuros investimentos prometidos pelo Governo do Estado, para ampliação dos atendimentos especializados, como por exemplo a hemodiálise. “Chegou-se a um consenso.
Fizemos uma tratativa com o governador Mauro Mendes semana passada a onde o governador destinou parte do recurso para suplementar a deficiência financeira do Hospital Vale do Guaporé, e hoje nossos prefeitos aqui da região ficaram de fazer uma suplementação também e chegamos no entendimento que os prefeitos irão assumir esse compromisso com a saúde da nossa região, assumir um compromisso com a saúde de cada município, a onde cada prefeito irá fazer um aporte financeiro para Santa Casa para fazer aquilo que nós sempre defendemos, que é manter as portas abertas da unidade e trazer as melhorias. Então hoje fizemos um compromisso aqui de arrumar um milhão e meio de reais que será destinado à Santa Casa.
Esse dinheiro que a Santa Casa precisava para que continuasse os trabalhos existentes. Estou muito feliz por poder fazer parte desta história e contribuir para que a nossa população continue sendo atendida de forma digna”, comemorou Moretto. O prefeito de Campos de Júlio, Irineu Parmegiani, que é o atual presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Guaporé (Cisvag), agradeceu a condução dos trabalhos realizada pelo parlamentar republicano, e reafirmou a necessidade de que as prefeituras da região oeste – mesmo aquelas que não estão dentro do Consórcio, mas que demanda pacientes para a Santa Casa de Pontes e Lacerda – devem sim fazer aportes financeiros e contribuir para a manutenção do hospital, tendo em vista que a unidade de saúde acaba atendendo 10 municípios da região, até um pouco mais.
“Nós na reunião de sexta-feira passada já levantamos o primeiro passo de que como seria esse acordo e hoje aqui, na sede do Consórcio, juntamente com outros prefeitos que não fazem parte do Consórcio, mas fazem parte da regional, chegamos no entendimento de que sim, que hoje se faz necessário os municípios fazerem esse aporte financeiro para que não se feche as portas nem o atendimento à população. A gente agradece muito ao Moretto pela condução dos trabalhos aqui e lá em Cuiabá, ao Governo do Estado e aos prefeitos que aqui estão hoje, buscando fazer saúde, atender a população e é isso que nós estamos fazendo todos os dias. Pontes e Lacerda é referência para 10 municípios da região, então Pontes Lacerda sedia e cede a saúde para nós, que estamos trazendo a nossa população, então se caso Pontes e Lacerda não atender temos que ir para Cáceres, 220 km pra frente, e com certeza qualquer paciente que esteja numa ambulância vai sofrer muito.
Então temos que fazer esse Acordo sim com a Santa Casa para que tenhamos essa assistência dentro da saúde na região”, destacou Parmegiani. Mesmo de licença da atuação parlamentar na Assembleia Legislativa, Valmir Moretto vem realizando frequentes reuniões de trabalho com o Palácio Paiaguás para não deixar as portas da Santa Casa se fecharem. Na sexta-feira passada (10), ele liderou uma reunião ao lado do governador Mauro Mendes e de três prefeitos da região oeste para tentar sanar de vez a questão do déficit financeiro no Hospital Vale do Guaporé.
Durante a reunião, ficou acordado que o Governo do Estado irá custear R$ 750 mil reais mensais ao hospital e a gestão será participativa entre Pontes e Lacerda e os municípios beneficiados pelo atendimento da Santa Casa. O Governo do Estado pretende também transformar a Santa Casa em um mini-hospital regional, com toda infraestrutura para melhor atender a população da região, e além disso se comprometeu em entregar mobílias novas depois que o hospital estiver reformado. Na oportunidade, o prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Barcelos, também agradeceu a Moretto pelo empenho em resolver o problema da saúde na região oeste.
“Quero agradecer o deputado Moretto pelo empenho de ter marcado essa reunião com o governador, e ter feito outras reuniões antes com os secretários estaduais para tratar do assunto, e agora saímos dessa reunião aqui com o governador comprometido com a causa, os prefeitos da região que também estão incluídos comprometidos em resolver esse problema, até porque todo mundo agora vai ter uma coparticipação para poder continuar o hospital andando e atendendo a região, então só tenho que agradecer mesmo”, salientou Alcino, prefeito de Pontes e Lacerda na ocasião.
Hoje, na sede do Consórcio, Moretto relembrou a luta que já vem travando há tempos pela manutenção do bom atendimento dos pacientes da região oeste, aproveitou para anunciar que o Governo do Estado pretende investir mais na unidade de Pontes e Lacerda e que já existe uma tratativa no sentido de produzir um projeto para um novo prédio onde serão ofertados tratamentos de hemodiálise àqueles que mais precisam na região, evitando deslocamentos distantes e consequentemente um quadro de agravo e sofrimento do paciente. A instalação de hemodiálise em Pontes e Lacerda é um sonho e uma luta antiga de Moretto. “O governo também assume um compromisso de fazer um novo enxoval aí para Santa Casa. Camas novas, colchão novo e mais alguns equipamentos necessários para Santa Casa. O governo quer e já ficou claro isso, demonstrando a necessidade e a importância da saúde no Vale do Guaporé diante do crescimento do Estado.
Ele também reconheceu nossa luta e estamos sempre levando essa demanda de saúde ao governo, então houve sim reconhecimento por parte do governador Mauro Mendes e que hoje acabamos de fechar aqui com os prefeitos todos esses investimentos que a Santa Casa de Pontes e Lacerda vai receber. E para finalizar o prefeito Alcino ficou responsável, a Rosângela também, minha assessora parlamentar, vai trabalhar o projeto no meu gabinete, que é a construção de uma nova sede para hemodiálise. Então o prefeito Alcino, a Rosângela e os prefeitos aqui da região, todos nós vamos fazer um projeto que deverá ser aprovado pelo Estado para implantação de um prédio a onde funcionará as hemodiálises aqui no município de Pontes e Lacerda”, anunciou o deputado.
Estiverem presentes na reunião desta sexta-feira os prefeitos Alcino Barcelos (Pontes e Lacerda), Irineu Parmegiani (Campos de Júlio), Uilson Linguiça (Nova Lacerda), Rogério Vilela (Comodoro), Passarinho (Jauru), Ademir Mirim (Figueirópolis D’Oeste), além da diretora da Santa Casa, Bianca Amaral, assessores parlamentares e equipe técnica. A Santa Casa atende a população de 10 municípios da região sudoeste do estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os repasses são usados para a manutenção do hospital, pagamento de fornecedores, compra de medicamento, inclusive o salário dos profissionais.
TVCO - PONTES E LACERRDA