Exploradores pagavam um indígena da região, há seis meses, para utilizar um barracão e armazenar a madeira extraída.
Dois homens, de 21 e 61 anos, foram presos nesse domingo (14), suspeitos de exploração ilegal de madeira em terras indígenas do povo Nambikwara, em Comodoro, a 677 km de Cuiabá.
De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos pagavam um indígena da região, há seis meses, para utilizar um barracão e armazenar a madeira extraída.
Conforme o boletim de ocorrência, no local da denúncia, foram encontrados um caminhão e um trator carregados com madeira já retirada para comercialização.
Um motorista confessou aos policias que o trator era dele e que estava no local para realizar a extração ilegal, junto com outro suspeito, que também foi localizado e preso pela polícia.
À polícia, o suspeito de 61 anos informou que eles pagavam um indígena, a cada 480 lascas retiradas, pelo uso do barracão. Segundo a PM, os suspeitos comercializavam a dúzia por mais da metade do valor pago ao dono do imóvel.
Os dois suspeitos foram presos e encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para as providências que o caso requer.
G1 MATO GROSSO