Investigação teve início após uma operação prender o piloto de uma aeronave que transportava 462 kg de cocaína em Sinop, em fevereiro.
A operação 'Mãos ao Alto' foi deflagrada nesta segunda-feira (29) pela Polícia Federal, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, para cumprir três mandados de prisão temporária, cinco de busca e apreensão, além da apreensão de bens em outras cidades.
A investigação teve início após uma operação conjunta entre a Polícia Federal, o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), a Polícia Militar e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Em fevereiro deste ano, uma aeronave que transportava 462 kg de cocaína no Aeroporto Presidente João Batista de Figueiredo, em Sinop, foi interceptada. O piloto foi preso em flagrante e teve os celulares apreendidos.
Após a prisão, a polícia apreendeu mais 1.700 kg de cocaína escondidos em uma região de mata no Pantanal de Poconé, a 104 km de Cuiabá. Com a identificação da origem do trajeto da aeronave, chegou até uma pista clandestina localizada na Fazenda São José, em Poconé. Essa droga encontrada em Sinop, segundo a polícia, é apenas parte do estoque mantido pelos criminosos na cidade, que seria transportada de avião.
A PF informou que as medidas tomadas na operação visam atingir o núcleo dessa organização criminosa, com a prisão temporária dos principais membros, busca e apreensão de evidências, incluindo duas aeronaves, e a apreensão de ativos financeiros no valor de R$ 10 milhões.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema e evitar que drogas sejam transportadas pelo modal aéreo.
Operação Mãos ao Alto
O nome escolhido para a operação, "Mãos ao Alto", faz referência à abordagem realizada ao piloto durante a prisão no aeroporto de Sinop. Na ocasião, os policiais orientaram o suspeito a manter as mãos para cima até que todos estivessem em segurança, considerando o movimento intenso de passageiros no local.
FONTE:G1 MATO GROSSO