Também foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão.
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (21), oito investigados de uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas e receptação de veículos roubados ou furtados na região de fronteira, em Mato Grosso. Também foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão durante a "Operação Prospice".
Os mandados foram cumpridos nos municípios de Lambari D'Oeste, Curvelândia, Mirassol D'Oeste, São José dos Quatro Marcos, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Várzea Grande e Cuiabá. Outras ordens judiciais são cumpridas, também, nas cidades de Monte Aprazível (SP) e Cariacica (ES).
As investigações começaram em junho do ano passado, quando foram registrados os primeiros casos de tráfico de drogas cometidos por moradores da região de fronteira. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos enviavam cloridrato e pasta base de cocaína para o estado de São Paulo.
Durante as investigações foram realizadas três apreensões de drogas da organização criminosa. A primeira foi no dia 1 de julho de 2022, quando a polícia encontrou 126 kg de cocaína na área rural de Curvelândia, a 311 km de Cuiabá.
A segunda apreensão foi realizada em agosto do ano passado, no Terminal Rodoviário de Cuiabá, quando um homem foi preso com 2 kg de cocaína. À Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), o suspeito informou que a droga seria enviada para São Paulo.
Em fevereiro deste ano, a polícia, em conjunto com a Delegacia de Mirassol D'Oeste, apreendeu 500 g de cocaína na casa da mãe de um dos investigados.
Segundo a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), os integrantes da organização recebiam veículos roubados e furtados de outros estados, como pagamento pelos entorpecentes adquiridos na fronteira.
Ainda durante as investigações, um veículo foi enviado ao Rio de Janeiro para ser trocado por drogas, através de um morador do Espírito Santo, mas, não chegou ao destino porque o carro foi apreendido em Vila Bela da Santíssima Trindade, pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron).
Operação Prospice
Prospice é um termo originário do latim e significa “olhe para frente”, o que faz referência à primeira apreensão de drogas da organização criminosa que estava enterrada em uma região de mata e foi encontrada com o rastro de vestígios deixados pelos suspeitos.
FONTE:G1 MATO GROSSO