Em nove dias de trabalho 214 caminhões foram abordados e mais de 4,6 mil m³ de madeira foram fiscalizados
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), em parceria com Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), concluíram, no sábado (27.06), o trabalho da Operação Fronteira da Madeira, realizada na região de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá).
A operação foi realizada durante nove dias com o objetivo de fiscalizar a extração ilegal de madeira no território mato-grossense, com foco na preservação do meio ambiente e responsabilização penal, ambiental de administrativa do infrator.
Os trabalhos resultaram em 10 caminhões e 360 m³ de madeira irregular apreendidos, além de 214 caminhões abordados e fiscalizados, 4.668 m³ de madeira de várias espécies em território mato-grossense fiscalizadas, oriundas dos estados de Rondônia, Amapá, Acre, Roraima, Pará e do próprio estado de Mato Grosso.
As apreensões somam um valor aproximado de R$ 2 milhões em madeira que estavam circulando no território mato-grossense de forma irregular.
A delegada titular, Liliane Murata, destacou que o trabalho integrado com órgãos parceiros é uma realidade presente e fundamental no combate ao desmatamento ilegal. “A Dema está preparada para enfrentamento à prática do ilícito ambiental, com apoio de parceiros, objetivando a responsabilização penal daquele que cometer o crime contra o meio ambiente do nosso estado”, disse a delegada.
FONTE:SESP - MT