Dados do 17º Anuário divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que Sorriso (420 km de Cuiabá) é a 6ª cidade mais violenta do país.
Segundo o levantamento, a cidade do norte do estado teve uma taxa de 70,5 mortes violentas para cada 100 mil habitantes no ano passado.
O estudo produzido indica o que a população de Sorriso, conhecida como a “cidade do medo”, tem passado ultimamente. Por lá, desde 2020, uma onda de violência tem tomado conta do município, principalmente por conta de uma guerra de facção.
De acordo com o delegado Eugênio Rudy Júnior, da Delegacia de Sorriso, a disputa por território e o domínio do tráfico de drogas são causas que atenuam a violência no município. Três grupos são os principais envolvidos: Comando Vermelho (CV), Partido Primeiro Comando da Capital e Tropa do Castelar, dissidentes do CV, que se revoltaram com execuções dos próprios membros.
O estudo
O anuário se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, além das polícias civis, militares e federal, entre outras instituições.
A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados.
O levantamento é realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública desde 2007, tendo por base dados e indicadores oficiais. Os dados referentes a 2022 foram divulgados nesta quinta-feira (20). Segundo o documento, entre as cidades mais violentas do Brasil – levando em consideração àquelas com mais de 100 mil habitantes – constam três localidades baianas: Jequié (88,8), Santo Antônio de Jesus (88,3) e Simões Filho (87,4).
FONTE:FOLHA REGIONAL ONLINE - PONTES E LACERDA