Segundo PF, produtos teriam sido adquiridos de forma ilegal, no Paraguai, e chegaram no Brasil sem o pagamento de impostos.
A Operação Sign Off, deflagrada na manhã desta quarta-feira (16) pela Polícia Federal e Receita Federal, resultou na apreensão de 300 Iphones e vários outros aparelhos celulares que estavam em lojas e casas dos alvos da ação. Um dos alvos seria a loja Rei do Iphone e a PF também cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do proprietário, em um condomínio de Cuiabá.
Os produtos, que teriam sido adquiridos de forma ilegal, são avaliados em aproximadamente R$ 4 milhões.
Conforme a PF, a maioria dos aparelhos chega em Cuiabá contrabandeados do Paraguai, sem o pagamento dos impostos. Além das apreensões dos celulares, a ação ainda resultou na apreensão de veículos de luxo dos investigados.
Superintendente: Contrabando de eletrônicos não é crime pequeno; isso financia grandes organizações criminosas
A Polícia Federal também descobriu que um dos alvos escondia na sua loja diversos celulares e aparelhos eletrônicos em um cofre, que ficava embaixo da geladeira. Também foram localizados celulares em gavetas, armários de estoques e até mesmo nas casas.
Um dos investigados na ação foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
O grupo investigado movimentava altos valores recebidos dos comerciantes de eletrônicos em contas de empresas de fachada, registradas em nome de laranjas, visando dissimular a origem e a finalidade de remessa de valores ao exterior para o pagamento de eletrônicos. Somente em 1 ano e meio, o esquema teria movimentado mais de R$ 120 milhões.
Foram empregados 180 policiais federais e 74 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita Federal para o cumprimento de 50 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis, Ribeirão Preto (SP) e Ponta Porã (MS).
FONTE:REPÓRTER MT