Imagens aéreas registradas pela Polícia Federal, durante as Operações Mamom e Ágata Fronteira Oeste II, mostram a destruição provocada pelo garimpo ilegal, na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá).
Em um dos vídeos divulgados pela polícia, é possível ver uma área imensa que foi desmatada, com várias represas lado a lado. Outro trecho mostra um pedaço de terra ainda mais irregular, e mais fundo, com vários ‘lagos’.
De acordo com a PF, foram três dias de incursões pela floresta, para retirar os garimpeiros que atuavam na região de forma ilegal, bem como inutilizar maquinários e destruir utensílios usados.
Durante as buscas aéreas foram localizados maquinários e apetrechos utilizados pelos criminosos, muitos dos quais estavam escondidos nas matas.
Nessa etapa, as forças de segurança inutilizaram 17 pás carregadeiras e 17 motores de dragagem, além de terem sido localizadas diversas estruturas de madeira usadas pelos garimpeiros como bases. Os equipamentos são avaliados em cerca de R$ 20 milhões.