O agente do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Elder José da Silva, envolvido nos ataques a moradores de rua, realizados na madrugada dessa quarta-feira (27), em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), fugiu para o Mato Grosso do Sul. O comparsa, o policial militar Cássio Teixeira Brito, 32 anos, foi preso.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, tenente-coronel Alexandre Mendes, Elder fugiu em direção a Mato Grosso do Sul logo após os fatos. A PM e a Polícia Civilmobilizadas para localização do fugitivo.
Conforme o delegado Regional de Rondonópolis, Thiago Damasceno, responsável pelas investigações do caso, a identificação dos militares na ação foi feita após Elder dar entrada na Santa Casa da Misericórdia da cidade com um ferimento na perna, logo após a ação.
Elder foi baleado por Cássio acidentalmente na panturrilha. Quando a PM chegou na unidade encontrou Cássio deixando a unidade na Land Rover. O veículo batia com as características do que tinha sido utilizado no ataque.
O policial tentou desconversar e disse que estava prestando apoio a Elder, que tinha se ferido em outra ação, em Itiquira. A história não batia e, a partir daí, levantaram-se suspeitas em cima da dupla.
Cássio foi preso na manhã desta sexta-feira (29). Ele estava no Comando Regional de Rondonópolis, fazendo a troca de plantão, quando ocorreu a prisão.
O crime
Elder José da Silva e Cássio Teixeira Brito estavam dentro de uma Land Rover e passaram em frente ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua durante a madrugada de quarta-feira (27). Eles atiraram e balearam três vítimas.
Odinilson Landvoidt de Oliveira, 41 anos, já estava morto. Oziel Ferle da Silva, 35 anos e William Ferreira de Oliveira Filho, 25 anos, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e encaminhados ao Hospital Regional de Rondonópolis.
As duas vítimas socorridas com vida passaram por procedimentos cirúrgicos e estão sob acompanhamento.
Minutos depois, os policiais foram informados de que mais uma pessoa tinha sido baleada na entrada do Bairro Vila Canaã. O Samu esteve no local e constatou a morte de Thiago Rodrigues Lopes, 37 anos