Sua localização:
Mudar localização
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Mato Grosso ultrapassa 14 mil casos de dengue e 4 mil em chikungunya

Publicado em: 30/03/2024
whatsapp

Mato Grosso ultrapassou o número de 14 mil casos de dengue, conforme dados do Ministério da Saúde, até a quarta-feira (27). São mais de cinco mil notificações de casos apenas neste mês de março. Segundo os dados do Ministério da Saúde, já são 14.401 pacientes notificados, sendo que foram confirmadas 10.838 pessoas com a doença.

Também foram contabilizados seis óbitos confirmados, enquanto mais sete são investigados. O coeficiente de incidência para a doença no estado é de 393,6 casos para cada 100 mil habitantes.
A dengue é transmitida pelo mosquito vetor Aedes Aegypti, que também carrega outras doenças, como zika e chikunguya. O período de chuvas aumenta a proliferação do inseto, pois a fêmea deposita os ovos em água parada. São várias campanhas de conscientização para a população evitar o aparecimento de novos mosquitos, prevenindo a proliferação da doença.
A chikunguya também é uma doença preocupa os gestores, principalmente em Tangará da Serra, que decretou situação de emergência após um surto da doença junto com a dengue no mês de fevereiro. Já são 4.125 casos possíveis em Mato Grosso, sendo que 3.498 foram confirmados e o coeficiente de incidência é de 112,7 para cada 100 mil habitante

A zika é uma doença com poucos registros no Brasil atualmente, sendo que Mato Grosso não tem registro de nenhum caso provável. Com o aumento dos casos de dengue, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi questionado sobre a vinda da vacina ‘Qdenga’ para o estado, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto, conforme já divulgado anteriormente, não há previsão.
“Não existe previsão. O Governo Federal adquiriu um estoque de uma vacina e dá para vacinar 1% da população brasileira e definir os critérios para onde vão focar. Nós não estamos dentro desse contexto, até porque o Mato Grosso, graças a Deus, não é o Estado com piores condições nessa área no momento. Mas a perspectiva é que a vacina chegue a Mato Grosso e outros estados é mais no final do ano. A curto prazo, a solução para dengue no Mato Grosso não é vacina. A solução para dengue no Mato Grosso é limpar caixa d'água, limpar quintal, porque mais de 80% dos focos estão dentro das residências”, afirmou o secretário em evento no município de Pontes e Lacerda, na quarta-feira (27).

 

 

Fonte: Olhar direto

Últimas Notícias

Ver mais eventos