Dados do Atlas da Violência apontam que Mato Grosso é o estado mais violento da região CentroOeste. No total, foram registrados 1.077 homicídios em 2022, comparado a 888 em 2021, com 692 desses crimes cometidos por arma de fogo, ante 546 no ano anterior.
quase 20% em relação ao ano anterior. Com esse índice, o estado é o mais violento da região Centro-Oeste, na frente de Goiás (23,1), Mato Grosso do Sul (19,3) e Distrito Federal (11,4).
A causa desse número elevado provavelmente se deve à posição estratégica de Mato Grosso para a entrada da droga no território nacional, e, por isso, algumas cidades são palco de confrontos entre as maiores facções criminosas do Brasil.
Um exemplo disso é a cidade de Sorriso (420 km de Cuiabá), que aparece no topo do ranking das cidades mais violentas do país. Em 7º lugar, o município, conhecido como a "Cidade do Medo", registrou uma taxa de 70,5 homicídios para cada 100 mil habitantes, sendo a cidade mais violenta do Centro-Oeste.
De acordo com os dados do Atlas, em Sorriso foram registrados 77 homicídios em 2022, e dados apontam ainda para um homicídio oculto.
O estudo indica o que a população tem passado ultimamente no município. Por lá, desde 2020, uma onda de violência tem tomado conta da cidade, principalmente por conta de uma guerra de facção.
A disputa por território e o domínio do tráfico de drogas são causas que acentuam a violência do lugar. Três grupos são os principais envolvidos: Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando
Vermelho (CV) e Tropa do Castelar, dissidentes do CV, que se revoltaram com execuções dos próprios membros. Violência
O estudo aponta também que, além de Sorriso, outras duas cidades de Mato Grosso com mais de 100 mil habitantes figuram na lista de municípios mais violentos do
país. São eles: Tangará da Serra e Rondonópolis. A capital Cuiabá aparece na posição
211 no País, com a taxa de 15,2.