A Polícia Federal indiciou 20 pessoas envolvidas no esquema de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho por meio da aquisição de casas noturnas e realização de shows nacionais em Cuiabá. O esquema foi desbaratado na Operação Ragnatela, deflagrada no início de junho.
Entre os indiciados estão o líder da organização criminosa, William Aparecido da Costa Pereira, conhecido como Gordão, o ex-jogador de futebol João Lennon Arruda, o ex-coordenador do cerimonial da Câmara de Cuiabá, Rodrigo Leal, e o DJ Everton Marcelino Muniz, conhecido como "Everton Detona".
A influenciadora Stheffany Xavier de Melo Silva, conhecida por promover o "jogo do tigrinho" também consta entre as indiciadas.
No indiciamento, o delegado Antônio Flávio Rocha Freire destacou a participação de cada um dos indiciados e detalhou como funcionava o esquema. "Os recursos, em sua grande maioria em espécie, investidos na compra de casas noturnas e realização de shows e eventos são disponibilizados pela liderança criminosa, Joadir Alves Gonçalves, vulgo Jogador, Joga ou Veio, que por sua vez recebe o dinheiro de integrantes da parte operacional da facção, Joanilson de Lima Oliveira, vulgo Japão, e João Lennon Arruda de Souza, após o recolhimento da venda de drogas", diz trecho do indiciamento.
Ele explica ainda a participação de cada um dos indiciados para lavar o dinheiro obtido com a prática criminosa, aumentando ainda mais os lucros da organização. "Como se percebe, há uma organização criminosa com clara divisão de tarefas, ainda que informalmente, com o objetivo do cometimento dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção, através da realização de shows em casas noturnas no município de Cuiabá/MT", assinala o delegado.
VEREADOR POUPADO
Alvo da operação, o vereador Paulo Henrique de Figueiredo (MDB) não foi indiciado. Ele foi alvo de mandado de busca e apressão e teve um Jeep Compass apreendido pela Polícia Federal.
Paulo Henrique é suspeito de atuar politicamente para favorecer a realização de shows, agilizando a liberação de alvarás e licenças para eventos.
O delegado, no entanto, admite que o caso segue sendo investigado e novas denúncias podem surgir. A prioridade foi de realizar o indiciamento de casos envolvendo investigados presos.
"Entretanto, serão instaurados novos inquéritos policiais para que a investigação possa dar continuidade em relação aos demais investigados que até então não foram objeto de indiciamento e não sofreram medidas constritivas de liberdade", ponderou.
Veja lista dos indiciados
1. ANA CRISTINA BRAUNA FREITAS
2. AGNER LUIZ PEREIRA DE OLIVEIRA SOARES
3. ANTIDIA TATIANE MOURA RIBEIRO
4. CLAWILSON ALMEIDA LACAVA
5. DANILO LIMA DE OLIVEIRA
6. ELZYO JARDEL XAVIER PIRES
7. EVERTON MARCELINO MUNIZ
8. JOANILSON DE LIMA OLIVEIRA
9. JOADIR ALVES GONÇALVES
10. JOÃO LENNON ARRUDA DE SOUZA
11. KAMILLA BERETTA BERTONI
12. LAURIANO SILVA GOMES DA CRUZ
13. MATHEUS ARAUJO BARBOSA
14. RAFAEL PIAIA PAEL
15. RENAN DIEGO DOS SANTOS JOSETTI
16. RODRIGO DE SOUZA LEAL
17. STHEFFANY XAVIER DE MELO SILVA
18. VINICIUS PEREIRA DA SILVA
19. WILLIAN APARECIDO DA COSTA PEREIRA
20. WILSON CARLOS DA COSTA