A ação foi conjunta com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)
Cáceres/MT. A Polícia Federal, em ação conjunta com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), deflagrou, nesta quinta-feira (8/8), a terceira fase da Operação Incursões Sararé, que visa à proteção dos povos originários na Terra Indígena Sararé, localizada no município de Pontes e Lacerda/MT.
O objetivo da operação é apoiar a Funai no atendimento aos anseios da população indígena que sofre com a invasão de suas terras e o desmatamento desenfreado de suas matas, gerando desequilíbrio ambiental e poluição dos rios que perpassam a Terra Indígena.
Os policiais federais e servidores da Funai realizaram patrulhamento preventivo na região. Na ação, a Polícia Federal apreendeu uma arma de fogo com onze munições, deixada na TI por garimpeiros que teriam saído às pressas no último dia 4/8, em situação de conflito com indígenas residentes na área.
As investigações prosseguirão, para identificação do proprietário da pistola apreendida e confirmar as circunstâncias de seu aparecimento no interior da Terra Indígena.