“Há uma expressão comum no Brasil, que diz que ‘achado não é roubado’, mas não devolver é crime”, apontou delegado
Investigadores da Delegacia de Chapada dos Guimarães prenderam em flagrante, na manhã desta segunda-feira (12.08) um morador da cidade que achou um cartão de débito e realizou compras com o mesmo.
A vítima registrou um boletim de ocorrência na delegacia informando que havia perdidos vários cartões bancários e documentos pessoais e que a pessoa que encontrou a carteira estava fazendo compras.
Foram registradas compras usando um dos cartões bancários da vítima no comércio de Chapada dos Guimarães, uma delas em um posto de combustível, de R$ 100,00 e outra compra no mesmo valor e somente não fez mais compras porque acabou o saldo do cartão.
De acordo com o delegado de Chapada, Eugenio Rudy Junior, por desconhecimento ou má fé, muitas pessoas acreditam que se encontrarem algum item perdido na rua, podem se apropriar dele sem consequências legais. “Há uma expressão comum no Brasil, que diz que ‘achado não é roubado’, mas não devolver é crime”, apontou o delegado.
O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de estelionato, em razão de ter utilizado a fraude para obter vantagem indevida em prejuízo à vítima, e será encaminhado à audiência de custódia do Poder Judiciário.