As investigações terão continuidade para identificar os financiadores da atividade ilegal
A Polícia Federal deflagrou, em 6 e 7 de setembro, a Operação Mina do Bananal, com o objetivo de combater a extração ilegal de ouro e a desocupação da área atingida por garimpeiros nas proximidades da Reserva do Bananal, área rural de Pontes e Lacerda/MT.
Os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão e a realizaram a desintrusão de garimpo ilegal na região. Nas diligências, houve a apreensão de cinco gramas de ouro, um veículo, dois frascos de mercúrio, uma carabina de pressão e um carretel de explosivo NP10.
Após o encerramento das atividades em campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores da atividade ilegal e o possível envolvimento de proprietários rurais da região.
As ações, que se somam a outras que vêm sendo realizadas pelos órgãos de segurança pública e fiscalização ambiental, visam à descapitalização das organizações criminosas atuantes na região de garimpo, as quais, ao usurparem o ouro de origem ilegal, afetam diretamente o meio ambiente, gerando, consequentemente, um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.