Republicano volta à Casa Branca após quatro anos; ele derrotou a vice-presidente Kamala Harris.
Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos, segundo projeção da CNN. Ele voltará à Casa Branca após quatro anos para um segundo mandato.
O empresário derrotou a vice-presidente Kamala Harris, candidata do Partido Democrata, que tinha apoio do atual presidente americano Joe Biden – que havia vencido Trump em 2020.
Ele conseguiu o número necessário de delegados – figura do sistema eleitoral americano – para ser eleito no Colégio Eleitoral. Saiba mais sobre como funciona a votação nos EUA.
A CNN pode projetar esse resultado com base nos votos que já foram contados em diversos estados e estimativas de quantas cédulas ainda precisam ser contabilizadas.
Quem é Donald Trump?
Formado na Universidade da Pensilvânia, assumiu os negócios em 1971 e passou a comandar a empresa que, mais tarde, ficaria conhecida como a Organização Trump.
A disputa pela Presidência dos Estados Unidos em 2016 marcou a primeira vez que o empresário se candidatou para qualquer cargo público — e venceu.
O mandato de Trump é lembrado por grande parte da população americana como um período de crescimento econômico, sendo essa uma das pautas que o republicano tem maior nível de confiança entre os eleitores.
Filho de Fred e Mary Anne Trump, o republicano nasceu em uma família que fez fortuna no ramo da construção civil.
Entenda como a CNN projeta vencedores de eleições
A CNN, junto a outros veículos de imprensa, trabalha com a Edison Research para coletar resultados de votos de autoridades eleitorais e para realizar pesquisas de boca de urna entre os eleitores.
Em alguns casos, a Mesa de Decisão da CNN pode projetar um resultado com base nos resultados das bocas de urnas, quando um candidato detém uma vantagem muito ampla.
Em outros, quando a disputa é muito acirrada, a Mesa de Decisão da CNN procura padrões nos dados, como os resultados e a participação se comparam com os resultados anteriores para cada local e se há alguma anomalia no que foi relatado até agora.
E, nas eleições mais próximas, a Mesa de Decisão da CNN analisará atentamente as estimativas de quantos votos ainda faltam para serem contabilizados, levando em consideração a quantidade total, de que tipo são e de onde poderão vir.