Em entrevista à imprensa, Mauro Mendes explicou que prefere não antecipar projetos, especialmente quando se trata de política e cargos eletivos.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), ainda não definiu seu futuro político a partir de 2026, ano em que deixará o comando do Executivo Estadual e ocorrerão as eleições gerais para presidente, senadores, governadores e deputados. Embora seja fortemente cotado para disputar o Senado, Mendes afirmou que ainda não tomou nenhuma decisão sobre 2026.
Em entrevista à imprensa, Mauro Mendes explicou que prefere não antecipar projetos, especialmente quando se trata de política e cargos eletivos. Ele destacou que sua maior preocupação é com o presente e o início do próximo ano, deixando tudo que vier depois disso em segundo plano.
“Estou preocupado com o dia de hoje, amanhã, mês que vem e no máximo o começo do ano. Normalmente, já disse a vocês outras vezes que não gosto de tratar de ano eleitoral antes que ele chegue. Então dificilmente vou dizer publicamente, ou reservadamente, o que gostaria de fazer em 2026. Primeiro, porque não decidi, literalmente”, afirmou o governador na última quarta-feira (27).
Apesar de sua fala ter gerado dúvidas sobre sua permanência na política, Mauro Mendes explicou que está considerando três alternativas para 2026: encerrar sua carreira política, se candidatar ao Senado ou optar por não participar do processo eleitoral.
“Tenho três alternativas: encerrar minha carreira política, ser candidato a algum cargo, ou decidir se serei ou não candidato. Isso vou decidir nos primeiros três meses de 2026”, concluiu.
Mauro Mendes vai iniciar em 2025 o terceiro ano do segundo mandato como governador. Ele chefia o Palácio Paiaguás desde 2019, quando no ano anterior foi eleito pela primeira vez com 58,7% dos votos. Em 2022, foi reeleito com 68,45% dos votos.