A Secretaria de Saúde através do Setor de Controle às Endemias iniciou trabalho continuo de pesquisa, vistoria, orientação e eliminação de criadouros e focos em todos os imóveis do município desde o mês de janeiro. Sendo esta ação parte do planejamento nacional de combate a Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.
Em janeiro o município classificava-se em alto risco de epidemia com 3,42% de Índice de manifestação Predial. As ações realizadas pela sala de controle apresentaram no 4º ciclo referente ao mês de maio o índice de 0,60%, estando o município classificado como baixo risco.
No mês de março o município chegou a ter 267 casos de Zica Vírus, já em maio houve apenas dois. No mês de abril foram registrados 10 Casos de Chikunguya, já em maio não houve casos registrados. Ainda no mês de maio a Secretaria teve 8 casos de dengue notificados, comparado ao mesmo período do ano anterior, em que houveram registro de 18 casos, relatou Enerson Araujo, Coordenador de Vigilância Epidemiológica.
O setor recebeu do Governo mais de R$186.876,19 mil para realizar ações de combate, dentre elas destaca-se palestras, panfletagem, visita a todos os imóveis do município, aquisição de equipamentos de trabalho, uniformes e recolhimento de lixos e entulhos que acumulavam água. Só de 1 de janeiro a 28 de maio, foram recolhidos 1.026 pneus das ruas e terrenos vagos.
Enerson ressaltou que para diminuir ainda mais os índices e eliminar de vez o Aedes Aegypti é necessário que além dos Agentes de Endemias, todos os munícipes também continuem realizando a pequenas ações em suas residências para evitar o acumulo de água.