O secretário estadual de Segurança Pública (Sesp), Rogers Jarbas, afirma que o Estado promoverá concurso público para cadastro de reserva ainda este ano. Segundo ele, serão 120 vagas para delegados, 900 para investigadores, 300 para escrivães, e 1,2 mil policiais militares.
O anúncio foi feito no lançamento da Caravana da Transformação, nesta segunda (4), no Palácio Paiaguás. Jarbas explica que o edital sairá ainda neste ano e que as contratações devem ocorrer na medida em que a arrecadação e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) permitirem.
Em junho do ano passado, o governador Pedro Taques (PSDB) convocou 1.062 policiais militares, civis e bombeiros aprovados no último concurso. A cerimônia ocorreu na área externa da Arena Pantanal, em Cuiabá. Na ocasião, quem conduzia a Sesp era o Mauro Zaque, que ressaltou a questão de reforçar a segurança pública na Capital e no Estado.
Ao assumir o Governo, em 2014, Taques destacou que dobraria o número de efetivos da PM em quatro anos, passando de 6,5 mil para quase 15 mil policiais. Na época, disse que realizaria um concurso público por ano, além de chamar aqueles enquadrados no cadastro de reserva.