A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar, prendeu quatro homens por transportarem ilegalmente uma grande carga de madeira retirada da terra indígena Tadarimana, situada em Rondonópolis. O flagrante ocorreu, na última sexta-feira, no momento em que os suspeitos saíam da área indígena em duas carretas lotadas. Uma caminhonete acompanhava o carregamento.
Os policiais chegaram ao local por meio de denúncias, que davam conta que os homens estavam praticando reiteradamente a extração ilegal. Na abordagem policial, os motoristas não apresentaram qualquer documentação autorizando a extração e o transporte da madeira.
Tendo em vista o cometimento de crime ambiental em área protegida, os quatro homens foram encaminhados à delegacia da Polícia Federal em Rondonópolis para interrogatório. As duas carretas e a caminhonete foram apreendidas, permanecendo no pátio da delegacia.
Os conduzidos foram indiciados por “desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta em terras de domínio público ou devolutas, sem a devida autorização do órgão competente, com o agravante de atentarem contra espécies raras ou ameaçadas de extinção”.
Após todos os procedimentos legais, os quatro foram encaminhados à unidade prisional da cidade.