Agentes penitenciários da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) e policiais militares do 13º e do 21º Batalhões da Polícia Militar recapturaram, na manhã desta quarta-feira (31.08), os quatro detentos que fugiram da Cadeia Pública de Nova Mutum (239 km de Cuiabá) na segunda-feira (29.08).
Todo o armamento roubado da unidade durante a fuga também foi recuperado. Os presos foram encontrados numa mata entre os municípios de Tapurah e Itanhagá, na região Norte de Mato Grosso.
Agentes penitenciários do Serviço de Operações Especiais Penitenciárias (SOE) tiveram o apoio de policiais militares de Lucas do Rio Verde, Itanhagá, Juara, Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte para realizar a operação, que começaram logo após o episódio de fuga ser registrado.
Na noite de segunda-feira, os quatro presos renderam os dois agentes penitenciários que estavam de plantão, subtraíram o armamento e fugiram no carro de um dos agentes. Parte da cadeia foi depredada por um grupo de detentos, contudo, o início de rebelião logo foi controlado.
O veículo e parte dos armamentos foram encontrados abandonados nesta terça-feira (30.08) na região de Itanhangá. “Parabenizo toda a equipe que deu um belo exemplo de ação integrada e pronta resposta”, elogiou o titular da Sejudh, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo.
De acordo com o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Fernando Lopes, 80 presos serão transferidos da unidade para penitenciárias como a Mata Grande, em Rondonópolis, e a Ferrugem, localizada em Sinop.