A votação realizada na capital e nas oito regionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) definiu nessa sexta-feira, dia 16 de setembro, a nova gestão para o triênio 2017-2019. Com registro de chapa única, a eleição referendou os novos cargos de diretoria executiva, conselho fiscal, conselho de representantes e suplentes, num total de trinta pecuaristas de todo Estado. O empresário e pecuarista Marco Túlio Duarte Soares, de Rondonópolis assume a presidência da Associação em janeiro de 2017.
Para o atual presidente da Acrimat, José João Bernardes, a nova diretoria foi um consenso que denota alinhamento entre os interesses da pecuária e que priorizou a atenção aos desafios da atividade. “É importante investir nas pessoas que estejam em sintonia com os tempos de inovação e mudanças e que repercutam os interesses das bases de nosso setor. Marco Túlio pela sua participação efetiva em várias instituições da pecuária reúne todos esses requisitos, está alinhado com o desenvolvimento da pecuária e tem total condição de realizar um mandato de muito crescimento para a entidade”, destacou Bernardes.
Pela primeira vez, a Associação elege como principais diretores, representantes de cidades do interior que são destaque da pecuária no Estado. Marco Túlio, terá como vice-presidentes os pecuaristas Amarildo Merotti, de Cáceres e, Fernando Amado Conte, de Juara. E destaca a importância de unificar o setor. “Para representar a pecuária do estado com o maior rebanho do país, é importante que tenhamos um grupo unido e que atenda os interesses dos criadores de todas as regiões do Estado”, destaca Marco.
Criada sob a demanda de pecuaristas da Baixada Cuiabana para o fortalecimento do setor, a Acrimat foi fundada em 17 de setembro de 1970. Em 2008 a associação estendeu sua ação para todo território mato-grossense, já que o Diagnóstico da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Corte – estudo realizado pela Universidade de Viçosa em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), revelou a necessidade da criação de uma instituição que representasse os pecuaristas nas lutas pelo fortalecimento da atividade. Segundo o presidente da Acrimat, José João Bernardes, foram duas fases distintas e importantes, com um marco regulatório foi o Diagnóstico. “Nas últimas décadas o desenvolvimento econômico de Mato Grosso foi expressivo e a pecuária teve papel primordial nele. A fase de estadualização da Acrimat traz ao criador de proteína vermelha desde o aprimoramento tecnológico até a integração lavoura pecuária” destacou Bernardes.
Com 2,8 mil associados e 46 anos de história a Acrimat acompanha de perto o crescimento do rebanho que, com mais de 29 milhões de cabeças – o maior do Brasil, e a evolução dos processos de dentro e de fora da porteira.
Confira os integrantes da gestão 2017-2019:
Presidente: Marco Túlio Duarte Soares;
1º vice-presidente: Amarildo Merotti;
2º vice-presidente: Luis Fernando Amado Conte;
1º diretor tesoureiro: Oswaldo Pereira Ribeiro Junior;
2º diretor tesoureiro: Eduardo Borges de Souza;
1º diretora secretária: Eloisa Maria Alves El Hage;
Diretor secretário: Mário Roberto Cândia Figueiredo;
Diretor de relações públicas: Ricardo Figueiredo de Arruda.
Conselheiros fiscais titulares: Aldo Rezende Teles, Gilberto Porcel e Donizete Prado Filho;
Conselheiros fiscais suplentes: Mário Wolf Filho, José Flávio Andriolli e Nério Humberto Nunes.
Representantes Regionais:
Noroeste – Conselheiro titular: Jorge Basílio, e conselheiro suplente: Raphael Schaffel Nogueira;
Arinos – conselheiro titular: Jorge Mariano de Souza, e conselheiro suplente: José Lourenço Detomini;
Norte – conselheiro titular: Agenor Vieira de Andrade, e conselheiro suplente: Celso Crespim Beviláqua;
Nordeste – conselheiro titular: Marcos Antônio Dias Jacinto, e conselheiro suplente: Anísio Vilela Junqueira Neto;
Médio Norte – conselheiro titular: Wilson Antônio Martinelli, e conselheiro suplente: Livônio Paulo Brustolin;
Oeste – conselheiro titular: Túlio Roncalli Brito Costa, e conselheiro suplente: Cristiano Alvarenga Souza;
Centro Sul – conselheiro titular: José Renato Lemos Meirelles, e conselheiro suplente: Cristóvão Afonso da Silva;
Sudeste – conselheiro titular: Marcelo Vendrame, e conselheira suplente: Maria Ester Tiziane Fava.