A secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) passará a divulgar, a cada 15 dias, o cardápio da merenda escolar oferecida ao alunos da rede estadual de ensino. É o que defende o deputado Wancley Carvalho (PV), por meio do
Projeto de Lei nº 764/2016, que incentiva a alimentação saudável.
Conforme o projeto, fica obrigatório o anúncio do roteiro alimentar diário, com detalhamento de peso, valores calóricos e nutricionais, de acordo com a faixa etária e necessidades específicas.
Os dados deverão ser divulgados por meio de editais, e afixados em locais visíveis para a comunidade escolar. Além disso, terá que ser publicado no site da Seduc, com identificação da nutricionista responsável. Caso aconteça mudança no cardápio, a comunicação deverá ser realizada com cinco dias de antecedência.
Segundo Wancley, com a divulgação do cardápio, os pais poderão ter maior controle da alimentação de seus filhos. "Melhorar a alimentação das crianças é essencial. O hábito alimentar deles é formado na escola e por isso precisa de atenção", pontuou.
Além de promover a redução de problemas alimentares na infância, se aprovada, a proposta vai facilitar a fiscalização pela sociedade de como a verba da merenda escolar tem sido gasta.