Foi aprovado na sessão matutina desta quarta-feira (05), em primeira votação, a proposta do deputado Wancley Carvalho (PV) que determina que parques, praças e demais locais públicos de Mato Grosso tenham brinquedos adaptados para pessoas com deficiência.
O Projeto de Lei 417/2015 já havia recebido parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, e agora seguirá para Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (CCJR).
De acordo com o parlamentar, as pessoas portadoras de deficiências físicas têm o direito de usufruir das praças e dos parques para exercer as atividades de esporte e lazer, que permitam ampliar a socialização e cuidados com a saúde, principalmente as crianças portadoras de deficiência.
"Poucos são os parques e praças que têm brinquedos; mais raros ainda são os que possuem esses equipamentos adaptados aos deficientes. Essa realidade aumenta o processo de exclusão das pessoas com locomoção limitada, além de suas famílias", defendeu o deputado.
No texto, Wancley propõe ainda que a partir da aprovação da lei, novos projetos de parque, praças e demais locais públicos, realizados por meio de convênio entre estado e municípios, deverão disponibilizar brinquedos acessíveis.
Para virar lei, a proposta precisa ainda ser aprovada em segunda votação pelos deputados e sancionada pelo governador Pedro Taques (PSDB).
Fotos: Kísie Ainoã