Sua localização:
Mudar localização
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Mato Grosso tem a terceira maior taxa de estupros do Brasil

Publicado em: 03/11/2016
whatsapp

O Estado de Mato Grosso tem a terceira maior taxa de estupro do país, segundo o 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (3).
 
Conforme o estudo, em 2015 o Estado registrou 1.478 casos, o que representa uma taxa média de 45,3 para cada 100 mil habitantes, enquanto que a taxa média brasileira é de 22,2. 
 
Mato Grosso fica atrás apenas do Acre (60,5,) e Mato Grosso do Sul (53,9).
 
Em números absolutos, os maiores números de registros de estupro foram em São Paulo (9.265), no Rio de Janeiro (4.887 casos) e Paraná (4.120).
 
Em Cuiabá, conforme o estudo, foram cometidos 385 estupros, no ano passado. Com esse número, a Capital mato-grossense configura como a segunda do Brasil com mais ocorrências do crime.
 
Entre esses casos, estão os estupros praticados pelo maníaco Harley Nascimento dos Santos.
 
Ele estuprou três mulheres no bairro Dr. Fábio, na Capital e uma menina de 11 anos em Várzea Grande, entre janeiro e fevereiro de 2015.
 
Os casos causaram uma verdadeira "onda de pânico" na cidade. O suspeito só foi preso em setembro do ano passado, em Porto Velho (RO).
 
Ainda sobre Mato Grosso, foram registrados 188 ocorrências sobre tentativas de estupro. A taxa no Estado, nesse tipo de ocorrência, foi de 5,8, enquanto que a taxa média brasileira é de 3,4.
 
A pesquisa aponta uma necessidade de conscientização da população para casos de estupros registrados, já que em setembro do ano de 2016 a pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com o Datafolha, revelou que, no Brasil, 30% dos homens e mulheres concordam com a afirmação: “A mulher que usa roupas provocantes não pode reclamar se for estuprada”.
 
A revelação é preocupante, conforme a pesquisa, considerando que o ano de 2016 foi marcado por episódios de estupro coletivo que chocaram o país, como o caso em que uma adolescente de 16 anos foi estuprada por cerca de 30 homens no Rio de Janeiro e o caso de Castelo do Piauí (PI), em que quatro adolescentes foram vítimas do mesmo tipo de crime e atiradas de um penhasco.

Fonte: Site / Midia News

Últimas Notícias

Ver mais eventos