Pontes e Lacerda / MT
Sua localização:
Mudar localização
03:32
04/05/2025
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Apesar de pedido de suspensão, Enem será mantido neste final de semana

Publicado em: 04/11/2016
whatsapp

Apesar do pedido de suspensão do procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, para adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) programado para ocorrer neste fiinal de semana em todo o país, devido às ocupações nas unidades escolares onde a prova deve ser aplicada, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (3) que as provas devem ser mantidas no próximo sábado (5) e domingo (6).Na ação de número 0814124-64.2016.4.05.8100, o procurador pediu o adiamento para mais de 191 mil candidatos devido às ocupações Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece teto de gastos públicos por um período de 20 anos.
 
Sendo assim, Oscar Costa frisou que adotar datas diferentes para a prova, com temas diferentes da redação, fere a isonomia da seleção.
 
"O que se pede na ação é que haja uma alteração, que a Justiça determine uma alteração no calendário [de aplicação das provas] de modo que o novo calendário preserve uma data em que todos os alunos vão fazer a mesma redação, ou seja, uma unificação do calendário no dia da prova de redação", explica Oscar Costa Filho.
 
Em Mato Grosso, cerca de 160 mil candidatos se inscreveram para prestar o Enem. De acordo com o Inep, no Estado foram registradas 163.81 mil inscrições. Só em Cuiabá são 47.015 que vão tentar uma vaga na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Todos os candidatos foram designados conforme o endereço residencial indicado no ato da inscrição. Porém, o local das provas pode ser estabelecido até 20 km, contados a partir da casa dos participantes.
 
Em Mato Grosso, a única escola que estava ocupada era o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Ao todo, 130 estudantes estavam no local e a desocupação foi realizada após a negociação para as provas.
 
De acordo com assessoria, os alunos se revezam para dormir e fazer o almoço e jantar. Durante a ocupação, a direção informou ao HiperNotícias que a entrada de servidores e pessoas do serviço administrativos foram impedidos de entrar na instituição. Pelo menos, 200 estudantes ficaram sem assistir aula nesse período.ORIENTAÇÃO
Após a desocupação, o Ministério da Educação orienta que os candidatos façam uma visita com antecedência na escola selecionada na tentativa de conhecer o trajeto e evitar que percam o horário das provas devido ficar procurando o endereço.
 
No Estado, todos os municípios que receberem o exame terão os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h. O inicio das provas é às 12h30.
 
No portal do Inep são listados oito passos com dicas de como o candidato pode ter uma prova sem imprevisto.
 
O primeiro deles é o cartão de confirmação da inscrição que está na página do participante. O Inep recomenda que o candidato leve o cartão nos dias da aplicação da prova para conferir o local. No documento estão contidas: número da inscrição, data e horário do exame, local de realização das provas, indicação do atendimento se for o caso, opção de língua estrangeira, solicitação de certificação, entre outros.
 
O segundo passo é chegar com antecedência ao local da prova, porque após o fechamento dos portões todos os candidatos devem aguardar em sala até que seja autorizado o inicio da prova que é composta por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação.
 
No primeiro dia serão aplicadas prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. O tempo para a prova é de 4h30.
 
Já no segundo dia serão aplicadow Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. O tempo de prova para este dia é de 5h30.
 
DOCUMENTOS VÁLIDOS
Para realizar a prova, é necessário apresentar documento com identificação original com foto. Entre os documentos aceitos estão: Cédulas de identidade, emitida pela Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal, certificado de reservista, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto. Em caso de perda ou roubo, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de no máximo 90 dias do primeiro dia de aplicação do Exame.
 
A novidade deste ano é que todos os candidatos terão coleta de dado biométrico nos dois dias de aplicação. Além disso, será intensificada a utilização dos detectores de metais para coibir fraudes e garantir um Enem seguro e isonômico.

Fonte: Site / Hiper Notícias

Últimas Notícias

Ver mais eventos