A autonomia administrativa, financeira e orçamentária das forças de segurança pública de Mato Grosso foram assuntos abordados ontem (24), durante reunião do deputado Wancley Carvalho (PV), na diretoria da Polícia Judiciária Civil (PJC). A proposta defendida pelo parlamentar beneficia as policias Militar, Civil e Politec, além do Corpo de Bombeiros.
O pagamento regular de diárias, mudanças na etapa alimentação e regulamentação da jornada extraordinária dos policiais civis também foram pautas da reunião com o Delegado Geral da Polícia Judiciária Civil, Rogério Modelli.
Representantes dos sindicatos dos escrivães e investigadores participaram dessa primeira, de uma série de reuniões, que serão realizadas com membros das outras forças policiais. "Estamos iniciando um debate para avançar nas demandas da segurança pública, sobretudo para proporcionar melhor ambiente de trabalho ao servidor para que a população seja melhor atendida”, disse Wancley.
Na Assembleia Legislativa, o deputado Wancley instalou uma câmara setorial temática para tratar da emancipação administrativa e financeira dos órgãos da segurança. O trabalho técnico será realizado com a participação de dois representantes, que serão indicados por seus respectivos sindicatos. “Com a autonomia, as forças da segurança poderão gerir seus recursos de acordo com a realidade de cada região do estado e a secretaria de segurança ficaria responsável pelo planejamento da pasta”, afirmou o parlamentar.
De acordo com Modelli, a proposta defendida por Wancley, com o aval dos sindicatos da PJC, é legítima e conta com o apoio da Diretoria. "A autonomia financeira, administrativa e orçamentária vai dar mais celeridade ao processos da PJC, e como isso a tendência é que as ações sejam concretizadas mais rápido", finalizou.