Sua localização:
Mudar localização
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

SERRA DO CALDEIRÃO É NOVAMENTE OCUPADA, MAS POR GARIMPEIROS OU CRIMINOSOS ?SERRA DO CALDEIRÃO É NOVAMENTE OCUPADA, MAS POR GARIMPEIROS OU CRIMINOSOS ?

Publicado em: 03/01/2017
whatsapp

Nessa sexta-feira dia 30 de dezembro Policiais foram recebidos á bala, quando realizavam uma ação conjunta envolvendo Policias Militar e também Policiais da Delegacia de Polícia Civil  de Pontes Lacerda, a cerca de 440 Km da Capital, na região de fronteira, a Oeste do estado.

 As equipes realizavam uma incursão na área de garimpo ilegal, denominada a Serra da Borda, (ou Serra do Caldeirão), que novamente foi invadido por um grupo de pessoas.

 A invasão ocorreu através de uma ação, onde muitos homens armados renderam os seguranças do local, e invadiram a área.
 

A operação tinha objetivo de realizar o levantamento da atual situação, sendo que os policiais teriam como missão verificarem a quantia de pessoas e de fato como estavam distribuídas, para um posterior relatório, onde posteriormente seriam tomadas outras providências

 Na chegada as equipes viram que algo estava diferente, pois as porteiras estavam com valetas muito profundas, para dificultarem as passagens de viaturas policiais, que tiveram que improvisarem outra passagem, por uma cerca.
Ao se aproximarem do local os policiais foram surpreendidos por seguranças popularmente chamados como "Guachebas", que utilizando armas de grosso calibre, que realizaram muitos disparos contra os policiais, iniciando uma longa troca de tiros.

 Os seguranças  utilizavam fuzis e ainda também utilizavam capuz e coletes à prova de bala, segundo relato de um dos policiais que participou dessa operação, 

" Os policiais tiveram pela frente um verdadeiro grupo guerrilheiro  que empregaram táticas reconhecidas como utilizadas por forças armadas ou mesmo guerrilheiros ",
Vários tiros atingiram as viaturas, e através de um dos vídeos recebidos podemos verificar que do Alto da Serra da Borda garimpeiros que lá estavam filmaram toda ação e vibravam a cada disparo realizado contra os policiais.
Uma cena realmente impressionante onde pessoas gritavam e vibravam a cada disparo realizado pelos criminosos. 
Conforme relato de um dos policiais, aparentemente os bandidos  ( guachebas), teriam recebido algum tipo de treinamento militar com táticas de guerrilhas, que utilizavam o terreno para se abrigarem dos disparos dos policiais como também para aproximarem das equipes. 
 No local  os policiais foram obrigados a permanecerem atrás das viaturas se abrigando dos tiros que cruzavam o lado deles, onde por mais de duas horas houve uma intensa troca de tiros.

 Uma viatura foi deixada na linha de frente, e posteriormente resgatada pelas equipes. Ainda houve uma certa dificuldade para comunicação com as bases devido a distância e aos equipamentos utilizados não sendo possível solicitarem reforços.
A serra do Caldeirão é um local cobiçado por aventureiros e agora também há suspeitas que esteja sendo instalado uma organização criminosa, com o objetivo de explorar o local e extorquir as demais pessoas, sob a mora de armas de grosso calibre. 

Segundo relato de um dos policiais que participou da operação, o local já é investigado acerca de um ano, onde as equipes vem monitorando local a movimentação, como também as pessoas que tentam realizar a exploração ilegal do minério.

Já ocorreram ameaças e até rendição de vigilantes, que pertencem a uma empresa privada, que cuida do local. Nas ocasião, as armas foram tomadas, e os policiais locais foram ao local para libertar os vigilantes que estavam sem poderem sair do local.

 Desta fez, pelo que foi informado um grupo fortemente armado invadiu o local , colocando os seguranças para fora da área. e entraram tomando conta da situação e impondo suas regras.

O grupo bem armado não deu a mínima chance para os vigilantes, que para preservarem suas vidas tiveram que abandonar ás pressas o local.

 Segundo outra fonte ainda revelou, não é descartada a presença de organizações criminosas do Sudeste no garimpo.  Há suspeitas que possam estar agindo na região, só que agora em busca do Ouro para agregar valores e assim comprarem drogas e armas, a serem enviadas para os grandes centros.
 No local foram vistos homens bem armados, com fuzis, e carregando mochilas, com munições e outros artefatos, segundo um garimpeiro que deixou a área.

Esta deve ser mais uma linha de investigação a ser apurada pelas autoridades, que já vinham tendo observado a presença de grupos de fora, na região de fronteira, como ocorreu com as prisões dos suspeitos de envolvimento com terrorismo presos a cerca de seis meses.

Agora as autoridades estão de olho, para saber se realmente os criminosos, que antes vinham em busca de pós, migraram realmente em busca de ouro.

Mas por enquanto ainda é apenas uma suspeita e ainda não confirmada pelas autoridades,  através de suas Assessorias.

Dominados por armas:

Obtivemos a informação com exclusividade, através de relatos de pessoas que saíram do local, antes da chegada da polícia, que uma uma escavadeira de grande porte popularmente conhecida como PC está no alto da Serra removendo a terra. O grupo que levou a máquina também possui seguranças fortemente armados sendo confirmado utilização de fuzis e metralhadoras, além de coletes balísticos.
Ainda não conseguimos contato com as autoridades locais que certamente deverão realizar alguma operação no local como ocorreu algum tempo atrás.

 Nenhum policial ficou ferido, e não temos notícias de pessoas feridas por parte dos invasores. 
Aqueles que lá estiveram conforme nos relataram, vivenciar uma verdadeira "Praça de Guerra", onde ficaram em total desvantagem por estarem em campo aberto e seus agressores dispunham de uma visão privilegiada, devido estarem no Alto da Serra como também pelo abrigo encontrado atrás das árvores e nos desníveis do local.

O grupo está dividido em operadores da máquina, segurança e quem garimpa o local, segundo informações das pessoas que saíram do local por não concordarem com a proposta de valores a serem repassados para "os novos administradores do local".

A proposta feita por este grupo que estaria dominando a região seria que aqueles que trabalhassem explorando o ouro próximo a máquina teriam que dar 50% para os donos da máquina e mais 30% para os seguranças ficando apenas com 20% do ouro, encontrado. 

Esta foi uma das queixas, que algumas pessoas fizeram sendo também o motivo de ter abandonado a região de garimpo.
Os bandidos ainda dispunham de rádios de comunicações, onde eram orientados por quem estava no alto da Serra, conseguindo assim impedir a ação policial.
Por enquanto ainda não há definição de como ocorrerá uma ação para a retirada das pessoas, lembrando que no local existem muitas pessoas de bem, que estão buscando o sonho de conseguirem ficar ricos. 

Uma reunião envolvendo várias  Forças , Estaduais, Federais e outras autoridades ligadas a justiça e outros órgãos ligado ao problema, deverá ocorrer nesta terça-feira, 03 de Janeiro, onde as Forças de segurança iniciarão os trabalhos, que deverá ser longo e ter várias fases, até finalmente poderem de fato subirem a Serra.

Um dos fatores a serem preservados, conforme informou uma autoridade é justamente dar a chance das pessoas de bem que estejam  lá na serra  saírem, evitando assim que algum inocente, que esteja correndo apenas atrás de seu sonho, seja vítima.

Acompanharemos o caso, e outras informações repassadas serão atualizadas, pelo fronteira Alerta, que tenta contato com as autoridades como também associações de garimpeiros, para saber dos posicionamentos, e da verdade sobre tudo oque está realmente ocorrendo no local.

 


 

Fonte: Fronteira Alerta

Últimas Notícias

Ver mais eventos