Sua localização:
Mudar localização
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Pontes e Lacerda ganha Centro de Tratamento em Equoterapia

Publicado em: 23/01/2017
whatsapp


Pontes e Lacerda ganhou neste sábado (21) o primeiro Centro de Tratamento em Equoterapia da cidade. 
A ação foi permitida graças a união de esforços de diversas instituições, entre elas, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Pontes e Lacerda – Fronteita Oeste, o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Universidade de Mato Grosso (Unemat), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), entre outras.

A proposta começou a tomar forma ainda em abril de 2016, quando representantes de diversas áreas começaram as discussões para elaborar estratégias que facilitassem a implantação do Centro Equoterapico no município. Para isso, o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFMT deu apoio na articulação com outros Institutos Federais do país que já atuam com projetos semelhantes.

"Trata-se de uma ação social de extrema importância para a região, uma vez que existe a necessidade do tratamento que trará muitos benefícios àqueles que precisam", destacou Alex Siqueira, diretor do Campus.

Representantes da Unemat em Pontes e Lacerda já pesquisavam sobre a implantação do projeto no município, inclusive visitando outros locais em Mato Grosso que já oferecem a Equoterapia, como é o caso de Araputanga.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, o Nilmar Miotto, a união de esforços para a implantação do Centro Equoterápico, que funcionará dentro do Parque de Exposições de Pontes e Lacerda, foi primordial para que tudo ocorresse de forma rápida.

"Passamos o primeiro desafio, que era a implantação. Agora teremos que trabalhar para manter este espaço, oferecendo à população de Pontes e Lacerda um tratamento gratuito, que trará melhorias à qualidade de vida de muitas pessoas".

EQUOTERAPIA

É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades específicas.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.


 

Fonte: Site www.jornaloeste.com.br

Últimas Notícias

Ver mais eventos