Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2017 da Guarda Mirim de Pontes e Lacerda. Serão oferecidas 20 vagas para adolescentes de ambos os sexos, que possuam renda familiar de até três salários.
A inscrição é realizada pela internet, no endereço eletrônico http://guardamirimpl.com.br. A seleção será feita por meio de teste seletivo, aplicado em fevereiro. Podem participar do processo de seleção os nascidos entre 2001 e 2005, que estejam cursando a partir da 6° ano do ensino fundamental na rede pública. O candidato precisa residir em Pontes e Lacerda.
Não será cobrada taxa para participar da seleção. As inscrições iniciaram em novembro do ano passado e vão até 08 de fevereiro. Os candidatos serão submetidos a exame escrito, no dia 12 de fevereiro, a partir das 9h.
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 30 pontos e reúne questões de língua portuguesa, noções básicas de matemática além de conhecimentos gerais sobre o município de Pontes e Lacerda.
Os trabalhos da Guarda Mirim de Pontes e Lacerda são mantidos pelo deputado Wancley Carvalho (PV) e parceiros. "Já fui aluno do projeto, na década de 90 e sei da importância de participar de um programa assim", lembrou o parlamentar que quando era vereador no município reativou o trabalho. Desde então, novos alunos são admitidos todos os anos.
As atividades são realizadas semanalmente nas dependências do quartel da Polícia Militar. Os alunos participam de aulas que valorizam cidadania, disciplina militar, educação moral e cívica, além de práticas esportivas e reforço escolar. "A Guarda Mirim propicia desenvolvimento pessoal, qualificação profissional e ajuda muito as crianças. A mudança de comportamento com a família e os bons resultados escolares são mudanças nítidas na vida dos nossos alunos", pontuou Rogério Lero Lero, vereador pelo Partido Verde e presidente do Instituto Mirim de Pontes e Lacerda.
O conteúdo programático e demais informações sobre o processo seletivo podem ser conferidos no edital.
Projeto em expansão - O deputado Wancley apresentou proposta para a criação da Guarda Mirim estadual, em parceria com o Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Assistência Social (Setas). A parceira está em construção.
Além de Pontes e Lacerda, com o apoio da comunidade e parceiros, o deputado Wancley criou a Guarda Mirim em Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Lacerda.