O deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), assegurou nesta terça-feira (01), junto à Caixa Econômica Federal, a construção de casas populares nos municípios da região oeste de Mato Grosso. Ao todo, serão 22 municípios contemplados com o programa habitacional, a ser realizado em parceria com as prefeituras municipais.
Durante reunião com o presidente da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, vice-presidente de Habitação, Nelson Antônio de Souza e equipe técnica do órgão, o deputado Ezequiel falou do déficit habitacional na região oeste, apresentando também, uma proposta que contemple as pequenas cidades.
"Hoje os programas da Caixa atende apenas os municípios com mais de 50 mil habitantes e, na verdade, há uma grande necessidade nos municípios com população menor, discutimos uma proposta nova onde as prefeituras entrem com a contrapartida, nesse caso, oferecendo os terrenos para a construção das moradias, dessa forma estaremos atendendo a demanda dos municípios e baixando o valor das parcelas aos futuros moradores que não dispõe de muitos recursos para assumir altos financiamentos", disse.
Ezequiel destacou ainda a importância do programa, frisando que a proposta fará parte do pacote de produtos que estarão sendo implementados para a reativação da economia da região.
Ao final da reunião, ficou definido que no próximo dia 14 de fevereiro será assinado, na sede da Caixa Econômica, em Brasília, um termo de compromisso com as prefeituras municipais assegurando o pleito.
"Todos sabem que a região perdeu mais de dois mil postos de trabalho com o fechamento dos frigoríficos. Estamos buscando novas alternativas que venham superar as dificuldades; nesta semana 14 prefeitos da região estiveram em Brasília para duas importantes reuniões, nos ministérios da agricultura e Desenvolvimento Social e Agrário, onde conseguimos avançar e receber apoio integral dos ministros tanto no setor social quanto na agricultura familiar", declarou Ezequiel.
Para ele, a construção das casas vai assegurar qualidade de vida às famílias de baixa renda, valorização dos cidadãos, além de tudo, desenvolvimento econômico e social. O programa na região contará com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Nascentes do Pantanal e Vale do Guaporé.