As investigações dos Serviços de Inteligência da PF vinham rastreando aviões de peno porte usado no tráfico aéreo.
"OPERAÇÃO SOBRECARGA" - Depois de vários meses de investigações sigilosas, a Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 16, a “Operação Sobrecarga”. Meta: destruir as ações de organizações criminosas ligadas ao tráfico internacional de drogas em três Estados: Mato Grosso, Goiás e São Paulo.
Usando um aparato de mais de 30 policiais, a PF cumprem três mandados de prisão preventiva, três mandados de prisão temporária, nove mandados de busca e apreensão e cinco mandados de condução coercitiva nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger, Alta Floresta, Goiânia, Indiara e Penápolis. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Criminal Federal de Mato Grosso.
Serviços de Inteligência (SIs) da PF apontaram que os suspeitos vinham fazendo o transporte reiteradas vezes, principalmente de pasta base de cocaína que saia da Bolívia.
Para isso, utilizavam aeronaves de pequenos porte que pousavam em pistas clandestinas no Brasil. A droga era distribuída para os principais centros do País, mas destino final, segundo as investigações, era o mercado internacional.
As investigações apontam o suposto envolvimento dos suspeitos com o transporte de cerca de 237,7 quilos de cocaína localizados em um avião interceptado pela Força Aérea Brasileira em Santo Antônio do Leverger, no último dia três de fevereiro deste ano.
A aeronave de pequeno porte, que fazia um voo clandestino recebeu determinação via rádio para que pousasse obrigatoriamente em Santo Antônio do Leverger, local onde uma equipe da Polícia Federal faria inspeção e verificação da documentação. Ao contrário do que fora determinado, o piloto arriscou sua própria vida e do “passageiro”, pousando em uma estrada de terra na zona rural do município.
No interior da aeronave danificada foram localizadas várias bolsas de viagem contendo “tijolos” de cocaína. O piloto e o passageiro conseguiram fugir do local antes da chegada da polícia, sendo localizados e presos na operação de hoje.
Os presos serão indiciados pelo crime de tráfico internacional de drogas, associação ao tráfico e lavagem de capitais.