Famílias ficaram desabrigadas e comunidades isoladas em janeiro de 2016. Repasse foi autorizado pelo Ministério da Integração Nacional.
Pouco mais de um ano após amargar prejuízos por causa de chuvas fortes e enchentes, o município de Porto Esperidião, a 358 km de Cuiabá, irá receber R$ 5,2 milhões para a reconstrução de 13 pontes e reparar outros danos. O repasse foi autorizado pelo Ministério da Integração Nacional por meio de portaria divulgada no Diário Oficial da União que circula nesta quinta-feira (9).
A ajuda será dada após a prefeitura do município ter seguido todos os ritos. O município havia decretado situação de emergência, a qual foi reconhecida pelo governo federal. Também apresentou um plano de trabalho com o diagnóstico dos danos, no prazo de até 90 dias após a ocorrência. A prefeitura terá o prazo de 365 dias para executar as ações.
À época, os prejuízos causados em Porto Esperidião e outros dois municípios da região foram estimados em mais de R$ 7 milhões. Dezenas de pessoas ficaram desabrigadas e quase 8 mil pessoas foram afetadas, inclusive pelo isolamento da área, já que pelo menos 14 pontes foram destruídas e outras 35 danificadas.