Em Vila Bela da Santíssima Trindade, durante as comemorações de 265 anos de fundação da cidade, o secretário de estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, falou sobre a situação do garimpo ilegal da Serra do Caldeirão, localizado no município de Pontes e Lacerda e da consequente diminuição da criminalidade na região.
A área já sofreu inúmeras ações de forças policiais com objetivo de retirar garimpeiros, sendo que a última grande operação aconteceu no mês de janeiro deste ano, mas a serra já está tomada pelos garimpeiros novamente.
O Secretário garantiu que “a área é privada de interesse da União. Houve uma formalização por parte do Governo do estado ao Ministério da Justiça e todos os órgãos afetos, pois não há, até o momento, qualquer intervenção do Governo Federal naquela região.”
Jarbas também anunciou que houve diminuição no número de roubos e furtos na cidade nos dois primeiros meses de 2017 comparados com o mesmo período de 2016. Para o chefe da SESP isso é resultado da manutenção do serviço de inteligência na região, fortalecimento de atividades de prevenção e repressão da criminalidade e a diminuição de pessoas na área de garimpo.
Em janeiro e fevereiro de 2017, houve diminuição de 48% nos crimes de roubo e 35% nos casos de furto em comparação com 2016.
“Nós estamos atentos na região do garimpo, entretanto não vamos adotar outra postura de retomada [da área de garimpo], pois o Governo tem desprendido muito recurso pra manutenção de uma área que deveria está sendo preservado pelo Ministério da Justiça.” Finalizou o secretário Rogers Jarbas.