O mascote Bomdog, do Programa De Cara Limpa Contra as Drogas, executado pela Polícia Judiciária Civil, tem sido a principal atração das palestras realizadas no município de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste), que já atingiram mais de 2 mil crianças, adolescente e jovens.
O boneco do programa, vinculado a Coordenadoria de Polícia Comunitária da PJC em Cuiabá, está há um mês emprestado à equipe de investigadores palestrantes de Pontes e Lacerda. A vestimenta do primeiro mascote foi recentemente restaurada e outros dois mascotes, no mesmo padrão, adquiridos com apoio do Gabinete de Comunicação (Gcom), que também renovou o material utilizado nas apresentações do programa, como as cartilhas sobre Álcool e Drogas, Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Gibi De Cara Limpa Contra as Drogas.
“Tem sido muito positivo, porque é uma novidade aqui e ajuda na aproximação com os estudantes”, garante o investigador Sebastião Faria, que junto com o colega policial, Djander, já visitaram mais de 10 escolas municipais e estaduais, da zona urbana e rural.
Conforme o investigador, as ações preventivas do uso de drogas lícitas e ilícitas ganharam destaque na cidade e está havendo vários pedidos de palestras até nos municípios vizinhos e ainda nas escolas particulares.
“Inicialmente foi feito parcerias com a Secretaria de Educação, que fez o cronograma das palestras. E agora estamos recebendo pedidos dos diretores e coordenadores das escolas particulares”, disse.
Na terça-feira (29), 370 alunos da escola municipal Professora Rosilei Pereira dos Santos receberam as atividades do “De Cara Limpa contra as Drogas”. Crianças do pré ao 4º ano, participaram do bate-papo sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas, com apresentações dinâmicas, auxilio de equipamentos áudio/visual, gibis, cartazes.
A presença do mascote do programa “Bomdog” animou a garotada com vários registros fotográficos. O boneco tornou o ambiente mais animado e abriu espaço para algumas crianças e adolescentes relatarem o envolvimento dos pais ou responsáveis com o uso de bebidas alcoólicas e tabaco.
No final foi realizada uma reunião com os pais e os professores da unidade escolar e, apresentado os trabalhados realizados bem como os resultados obtidos junto aos alunos. Também foram entregues panfletos e camisetas do programa “De Cara Limpa Contra as Drogas”, além de destacado a importância dos blitz educativas feitas pela Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Mirim de Pontes e Lacerda.
O encontro também serviu para abordar outros problemas como a falta de sinalização na via urbana, de acesso à escola, o desrespeito dos condutores de veículos nos horários de entrada e saída dos alunos, entre outros impasses como estudantes menores de idade dirigindo motocicletas para irem à escola.
Fonte: PJC-MT