Aumento foi registrado no mês de agosto. Por causa do calor, população usa mais aparelhos de refrigeração.
Uma pesquisa realizada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) revelou que o consumo de energia aumentou 11% em Mato Grosso no mês de agosto.
O presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Mato Grosso (Concel), Marco Antônio Jouan, afirma que o alto consumo de energia elétrica se deve às temperaturas elevadas na cidades, que faz com que a população utilize mais os aparelhos de refrigeração.
“Esse aumento se deve às temperaturas elevadas. Com esse calor, os aparelhos de refrigeração 'trabalham' mais”, disse.
De acordo com o comerciante André Silva, o ambiente climatizado nesta época mais quente do ano atrai mais clientes. “As pessoas se sentem mais confortáveis quando estão em um ambiente mais frio e buscam mais por produtos”, afirmou.
O coordenador de operações de um shopping na capital, Antônio Carlos Manzoli, explica que para atrair os clientes é necessário que o ambiente sempre esteja com temperatura agradável. "Trabalhamos com toda a nossa capacidade. Os clientes buscam os shoppings também pelo seu ambiente fresco”, contou.
Em Cuiabá, frequentemente, os termômetros têm marcado 40º C. Nesta segunda-feira (11), a temperatura deve chegar a 39º C. O dia mais quente da semana deve ser terça-feira (12), com a previsão de 40º C.