Estão fechados o Circuito de Cachoeiras, Morro São Jerônimo e a Travessia da Casa do Morro. Incêndio já destruiu 1,3 mil hectares do parque. Três atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, estão fechados por causa do incêndio que atinge a reserva ambiental desde semana passada. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que o Circuito de Cachoeiras foi fechado a partir desta segunda-feira (11).
Já o Morro São Jerônimo e a Travessia da Casa do Morro foram fechados no final de semana. A medida, segundo o instituto, foi tomada para garantir a segurança dos visitantes.
De acordo com o ICMBio, os demais atrativos continuam abertos: Véu de Noiva, Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha, Vale do Rio Claro e Cidade de Pedras.
No domingo (10) o fogo alcançou o Morro São Jerônimo, atingindo toda a área do atrativo turístico. As chamas ‘serpenteiam’ entre a morraria e o planalto. Conforme o ICMBio, novas linhas de combate foram traçadas, mas o tempo seco e as altas temperaturas dificultam o combate.
Dois aviões têm auxiliado o combate, lançando cargas de água nos pontos mais complexos. Uma das aeronaves fez um sobrevoo nesta segunda-feira, porém, precisou retornar à base por conta da baixa visibilidade causada pela densa fumaça.
Uma avaliação preliminar indica que a área queimada até o momento alcança aproximadamente 1,3 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A operação conta com servidores do parque, bombeiros e outros funcionários da unidade.