Secretário de Meio Ambiente de Rondonópolis informou que vazamento em estação elevatória foi identificado por equipe de fiscalização.
Vários peixes foram encontrados mortos no Ribeirão Arareau, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, nessa segunda-feira (11) após o vazamento de esgoto, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, João Copetti. Ele afirma que os moradores estão sendo orientados a não consumir os peixes.
"A equipe foi até lá e identificou um vazamento de esgoto da estação elevatória do Bairro Jardim Assunção", afirmou o secretário.
Segundo ele, nesta terça-feira (12), a equipe voltou ao local junto com um biólogo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), indicado pelo Ministério Público Estadual, para avaliar os danos causados com o vazamento.
"O dano será mensurado e a partir daí a equipe de fiscalização vai iniciar a lavratura do processo a fim de multar a empresa responsável pelo sistema de esgoto do município", explicou o secretário.
O secretário afirmou que esse foi o primeiro vazamento registrado nesse local, mas que não se sabe há quanto tempo ocorria o vazamento, que, segundo ele, foi cessado na tarde dessa segunda-feira.
O segurança Paulo Roberto Paes de Barros, que mora perto do rio, afirmou que nunca viu uma cena como essa e que sente muita tristeza ao ver os peixes mortos.
São espécies diversas, como curimba, jaú, lambari, cascudo, piau, entre outras.
Segundo os moradores, os peixes começaram a morrer depois que notaram um cheiro forte na água. O pedreiro Roberto Carlos da Silva disse ter sentido um cheiro de esgoto na água.
Depois de várias denúncias, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente percorreu o ribeirão para tentar descobrir a causa da morte dos peixes.