Setenta e cinco veículos, entre carros e motocicletas, que estavam no pátio da Delegacia de Jaciara (144 km ao Sul) foram entregues, na quinta-feira (14.09), ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para passarem por procedimento de reciclagem.
Os veículos são resultados de apreensões, realizadas em diversas ações da Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar, na cidade e região e que estavam no pátio da Delegacia há mais de dois anos. Segundo o delegado, Marcelo Melo de Laet, são veículos que por restrições judiciais, policiais ou desinteresse dos proprietários, não têm condição de voltar a circular nas ruas.
Diante das dificuldades e riscos de armazenamento, o delegado representou pela destruição e reciclagem dos veículos, recebendo parecer favorável do Ministério Público. A autorização judicial para recolhimento dos veículos foi expedida pela 3º Vara Criminal de Comarca de Jaciara.
No total, 75 veículos, sendo 68 motocicletas e 7 carros foram recolhidos e levados para um terreno, onde passarão pelos procedimentos de descontaminação, prensagem e reciclagem.
“Além de liberar espaço no pátio, a reciclagem reduz os impactos gerados pelos veículos parados, como a própria Segurança da Delegacia e à saúde pública, como aglomeração de água parada, propícia a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principalmente com início da época de chuvas”, destacou o delegado.
A entrega para destruição e reaproveitamento dos veículos é a segunda realizada pela delegacia. A primeira aconteceu em dezembro de 2015, quando 140 veículos foram recolhidos, prensados e o material reaproveitado.