Um grupo de grileiros invadiu uma das 13 fazendas da Massa Falida Boi Gordo, que irá a leilão nesta sexta-feira (9), no município de Comodoro, a 677 km de Cuiabá. De acordo com a polícia, um homem foi preso e ainda deve prestar depoimento.
Segundo a Polícia Militar, a invasão ocorreu na terça-feira (7), na Fazenda Sperafico, onde os grileiros queimaram tendas, tratores e esteiras em uma área que já havia sido vendida no primeiro Leilão da Boi Gordo.
Falência
Criada em 1988, a empresa Fazendas Reunidas Boi Gordo iniciou em 1996 processo de abertura de investimentos em animais. Era um sonho para investidores que receberiam, após 18 meses, o lucro da venda do boi engordado com promessas de 42% de rendimento via certificados de investimentos.
Em 2001, a empresa pediu concordata, uma vez que o dinheiro investido passou a ser direcionado para outros negócios do fundador da empresa. Com uma despesa a pagar maior que a receita, a Boi Gordo faliu em 2004.
A área das fazendas que devem ser leiloadas foi dividida em 13 lotes. O processo de falência tramita na 1ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de São Paulo.
Leilão das propriedades
As fazendas da empresa estão sendo vendidas por determinação judicial para o ressarcimento das vítimas da pirâmide financeira, que pagava contratos vencidos com recursos de novos investidores.
Com os leilões, os mais de 32 mil credores da empresa devem reaver o dinheiro investido. O caso da Boi Gordo ficou conhecido no Brasil como um dos maiores episódios de falência envolvendo pirâmides financeiras.
Os dados sobre as fazendas estão disponíveis no site da Lut Leilões.