Produtos como mandioca, algodão e arroz puxaram bom desempenho das lavouras.
Dados do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento revelam que o valor bruto da produção agropecuária (VBP) para 2017, com base nas informações do mês de outubro, é de R$ 533,5 bilhões. O desempenho se traduz num aumento de 1,6 % acima de 2016, que foi de R$ 525 bilhões. Já a pecuária teve queda nos ganhos de 5,8%.
O indicador é puxado sobretudo pelas vendas de mandioca, com ampliação de 88,2 % nos lucros e também de algodão, que teve um crescimento de 73,56 %, seguido pela cana de açúcar, com expansão de 30,6 %. Em quarto lugar ficou o comércio de arroz, cuja expansão foi de 9,95 % nos ganhos.
Segundo o coordenador geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, José Garcia Gasques, o bom resultado também é consequência dos baixos preços de diversos produtos.
A previsão do Ministério da Agricultura é de que a safra deste ano seja de até 227,5 milhões de toneladas. Os preços mais baixos reduziram o valor da produção de uma relação grande de produtos. Para alguns, a redução real é superior a 40%: cebola, 47,5 % e batata, 49,0 %.